Este site usa cookies para melhorar a navegação. Ao navegar no website concorda com o seu uso. Para saber mais leia a nossa Política de Cookies.

Talentos do Bairro

Concurso Talentos do Bairro vai revelar estrelas nos bairros municipais de Lisboa

Sabe cantar, dançar ou gosta de representar para a família e amigos e tem entre 8 e 88 anos? Então, esteja atento, porque a partir de 9 de setembro abrem as inscrições para o concurso Talentos do Bairro, promovido pela Gebalis. A Grande Final será realizada no Capitólio, em Lisboa.


Publicado a 4 de Outubro de 2024 às 11:00

Concurso Talentos do Bairro vai revelar estrelas nos bairros municipais de Lisboa

Grupo de moradores no Bora Mexer, projeto Gebalis que promoveu a atividade física em bairros municipais

Para revelar ao País, e, quem sabe, ao mundo, potenciais estrelas do espetáculo (da música à dança, ao teatro ou outras artes performativas), a empresa municipal de Lisboa Gebalis está a promover o concurso Talentos do Bairro, direcionado para moradores dos bairros municipais, dos 8 aos 88 anos. As inscrições abrem a 9 de setembro e vão até 21 de outubro.

O concurso de talentos é para os que cantam no duche ou para a família, para os que dançam sozinhos ou em grupo, os que fazem truques de ilusionismo ou os que gostam de incorporar personagens num palco imaginário de teatro. Enfim, é para todos os que, tendo a arte no corpo e na alma, anseiam pela oportunidade de brilhar em palco.

“Cientes de que nos bairros municipais existem residentes com muitas competências e talentos, mas que devido a múltiplas vulnerabilidades nem sempre emergem ou evoluem, a Gebalis propõe-se a desenvolver em 2024 um projeto que dá palco aos residentes, impulsiona os seus talentos e dá oportunidades aos participantes de crescerem no meio artístico, não descurando o investimento na sua capacitação”, explica a Gebalis.

Concurso Talentos do Bairro vai revelar estrelas nos bairros municipais de Lisboa
A Gebalis organiza várias iniciativas que promovem a interação e capacitação dos mais novos

A Gebalis organiza várias iniciativas que promovem a interação e capacitação dos mais novos

O parque habitacional da empresa municipal em Lisboa é vasto e conta com cerca de 23 000 habitações e mais de 62 000 residentes. É para a grande maioria desses moradores que o concurso de talentos se dirige.

Vir do bairro é motivo de orgulho, como canta a fadista Sara Correia, e se tem um ou vários talentos, este é o seu momento.

Os participantes terão oportunidade de se candidatarem de acordo com a sua área de residência. Haverá cinco pré-eliminatórias definidas pelos territórios dos 10 gabinetes de bairro da empresa: Alta de Lisboa, Ameixoeira, Horta Nova, Padre Cruz, Alfinetes, Oriente, Bela Vista, Olaias, Vale de Alcântara e Boavista.
De 7 a 16 de outubro decorrerá a fase de seleção de candidaturas.

Pré-eliminatórias e Grande Final

A fase das pré-eliminatórias realiza-se de 1 a 29 de novembro. Cada pré-eliminatória contará com um máximo de 15 participações, cada uma com um tempo limite de atuação de 5 minutos.

Cada pré-eliminatória irá apurar três vencedores sendo um deles decidido pelo voto do público e os outros dois pelo voto do júri, os quais irão ser premiados com um cartão-presente de 500 euros.

Concurso Talentos do Bairro vai revelar estrelas nos bairros municipais de Lisboa
As Festas e tradições de cada Bairro são, para a Gebalis, momentos de convívio e inclusão

As Festas e tradições de cada Bairro são, para a Gebalis, momentos de convívio e inclusão

Desta fase resultarão 15 apurados para a Grande Final, que se realizará na sala de espetáculos Capitólio, no Parque Mayer, em Lisboa, a 8 de dezembro. O grande vencedor será eleito pelo júri e receberá um cartão-presente no valor de 1500 euros.

Para além dos prémios pecuniários, a maior prenda é a oportunidade que os candidatos têm de se destacar no Talentos do Bairro, o que é uma porta aberta para entrar no meio artístico.


“O capital humano é a maior riqueza que pode ser potenciada nos bairros municipais”

Para Fernando Angleu, presidente do conselho de administração da Gebalis, o foco da empresa municipal de Lisboa está nas pessoas e o investimento feito visa sempre “criar comunidades mais prósperas” e melhor qualidade de vida.

Concurso Talentos do Bairro vai revelar estrelas nos bairros municipais de Lisboa
Fernando Angleu, presidente do conselho de administração da Gebalis

Fernando Angleu, presidente do conselho de administração da Gebalis

A Gebalis é gestora do maior parque habitacional do País. Qual a importância da intervenção comunitária na gestão deste edificado?

O mais importante da habitação municipal, dos bairros municipais, são as pessoas. Esse é o nosso foco. Além da gestão e manutenção do edificado, assegurando as condições dignas a cada casa, a Gebalis investe no sentido de criar comunidades mais prósperas. E temos uma visão muito clara: proporcionar aos nossos moradores ambientes saudáveis, adaptados às suas necessidades, promovendo acesso a oportunidades de desenvolvimento e mobilidade social que lhes permitam melhorar a sua qualidade de vida. A Gebalis aposta numa estratégia de proximidade com intervenção nas comunidades, para que a integração, a inclusão e a mobilidade social estejam ao alcance de todos.

O Talentos do Bairro é um projeto que dá palco aos residentes, impulsiona os seus talentos e dá oportunidades aos participantes de crescerem no meio artístico

Que projetos de intervenção comunitária ou local destaca como exemplos?

A Gebalis tem desenvolvido cada vez mais programas específicos, estruturados para crianças e jovens, adultos ou seniores. Programas que promovem a boa vizinhança, o acompanhamento aos mais velhos, a intergeracionalidade, a boa apropriação do edificado, a literacia digital, energética ou financeira, a responsabilidade ambiental, a coesão social e territorial. São muitos os exemplos: O Programa Lotes ComVida, a Community Champions League, o Rock the House, Radar, a Semana Digital Gebalis, Bora Mexer ou o jogo “O Meu Bairro a Minha Cidade”. É um investimento nas pessoas, com retorno para a cidade.

O concurso Talentos do Bairro é um desses projetos. Que oportunidades se abrem aos potenciais candidatos?

O capital humano é a maior riqueza que pode ser potenciada nos bairros municipais onde existem muitos residentes com muitas competências e talentos, que devido a várias razões nem sempre emergem ou evoluem. O Talentos do Bairro é um projeto que dá palco aos residentes, impulsiona os seus talentos e dá oportunidades aos participantes de crescerem no meio artístico, não descurando o investimento na sua capacitação. Queremos fomentar, reconhecer e destacar os talentos dos bairros, promovendo a iniciativa, a resiliência e autoestima dos participantes e das comunidades e a possibilidade de enriquecimento curricular aos participantes. Será, para a maioria, uma experiência única e muito enriquecedora.

Regressar à Página Inicial