O auditório da Escola Secundária D. Dinis, em Marvila, Lisboa, encheu-se com familiares, amigos e claques de apoio aos candidatos ao concurso Talentos do Bairro promovido pela Gebalis e que tem como media partner a Medialivre. Mais uma vez, foi a voz o talento escolhido pelo voto do júri e do público e o rap o género musical dominante.
Dois jovens rappers, Nuno Veiga e Rafa G, venceram pelo voto do júri e a menina cantora Maria Rangel venceu com o voto do público. Estão os três apurados para participar na grande final, no dia 6 de dezembro no Capitólio, em Lisboa.
Com a apresentação enérgica de Teresa Guilherme, os jovens talentos cantaram e encantaram numa pré-eliminatória caracterizada pela qualidade dos concorrentes.
A alegria de vencer
“Tu és o topo das minhas preferências”, entoou Nuno Veiga em palco, por entre rimas de um rap romântico. O jovem cantor ficou também no topo das preferências do júri que o selecionou para ir à final. “Sinto-me muito bem, é muito gratificante ter esta oportunidade de fazer uma performance com outras pessoas e num sítio como o Capitólio. Agora é só trabalhar para se abrirem outras oportunidades”, afirmou.
Rafa G, rapper, não cabia em si de alegria por ter sido também um dos eleitos pelo júri: “Sinto-me incrível, foi uma experiência mesmo brutal, não estava nada à espera e, portanto, no Capitólio voi fazer ainda melhor do que fiz hoje, muito melhor”.
No momento do voto do público, Teresa Guilherme chamou a única rapariga vencedora da 3ª pré-eliminatória. “A nossa menina”, como referiu Teresa, a pequena cantora Maria Rangel. A candidata estava ainda incrédula quando falou sobre esse momento: “Eu achava que eu ia passar, mas não pensava que ia ser a terceira”.
Talentos “promovem laços”
Mikaella Andrade, da Gebalis, presente no auditório da Escola Secundária D.Dinis, era o rosto de satisfação da empresa de gestão dos bairros municipais de Lisboa. “Hoje foi mais uma pré-eliminatória em que de facto foi difícilescolher os talentos que passam à final”, afirmou. O concurso reveste-se de uma importância comunitária que extravasa os palcos. “Também é muito importante não esquecer que o concurso Talentos do Bairro promove laços entre as comunidades. Hoje estão representadas aqui vários bairros da cidade e, portanto, isto promove uma grande partilha, um grande apoio, incentivo, o sentimento de comunidade. E é isto que também gostamos de destacar”, sublinhou a responsável.
“A Gebalis representa quase 15% da cidade de Lisboa e, portanto, isto traz-nos também uma grande responsabilidade. Naquilo que é promover iniciativas que tragam o melhor da comunidade nas várias áreas, como por exemplo, o desporto, os talentos do bairro, e outras iniciativas que vamos desenvolvendo porque, de facto, há muito potencial”.
Para quem descobriu o concurso porque distribuíram panfletos na escola que frequenta, como a concorrente Nocas, ou foi porque adora cantar, como o sénior Orlando Leal, a alegria de estar em palco valeu pela experiência. E o sentido de comunidade dessa experiência é único e contagiante.